Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de abril de 2010

BREVE HISTÓRIA DOS DESBRAVADORES

O SURGIMENTO DA IDÉIA
Após a organização do Departamento de Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia devia, porém, desenvolver-se ainda um campo de ação maior de atividades específicas para os menores. Depois de observar a Organização dos Escoteiros e de outra Sociedade... para meninas, os diretores organizaram clubes locais para trabalhos manuais e acampamentos. Em l919 Arthur W. Spalding iniciou em seu lar (Madson, Tennessee – EUA) “um dos primeiros trabalhos diretamente relacionados com os juvenis – Os Escoteiros Missionários de Madson”, como foram chamados. A idéia começou com seu filho que acampou com alguns escoteiros. Arthur estudou a organização, formulou novas diretrizes compatíveis com os objetivos espirituais da Igreja e criou o seu clube... que fazia excursões de fim de semana, trabalhos manuais e seguimento de pista. O nome DESBRAVADORES foi usado por Theron Johnston, em 1930, quando organizou um clube em sua casa na cidade Sant‘Ana, Califórnia, nos Estados Unidos. Não recebeu apoio e acabou abandonando a idéia. Já em 1940, a Associação do Sudoeste da Califórnia chamou o seu acampamento de "Acampamento de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários". Nessa época, também surgiu um clube organizado pelo pastor Laurence Skinner com o nome "Locomotiva".

O DESENVOLVIMENTO
O clube começou a tomar corpo a partir de 1946, com a liderança do pastor John Hancock, que era diretor de jovens da Associação do Sudoeste da Califórnia. Aproveitando o nome do acampamento da Associação, chamaram de "Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários".

A ORGANIZAÇÃO
Em 1946, o próprio pastor Hancock desenhou o emblema em forma de triângulo, que ainda é usado em todo o mundo. Em 1947, a Associação Geral pediu à União do Pacífico para desenvolver a Organização do Clube de Desbravadores. O pastor J. R. Nelson coordenou este trabalho. Em seguida, Lawrence Paulson escreveu os primeiros manuais de orientação. Em maio de 1949, o pastor Henry Berg, mesmo não sendo músico, compôs o Hino dos Desbravadores.

A OFICIALIZAÇÃO
Em 1950 o departamento de Jovens da Associação Geral adotou oficialmente o "Clube de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários" como um programa mundial. Em 1952 o Hino dos Desbravadores foi oficializado e passou a fazer parte do programa. Durante os próximos 20 anos o Clube começou sua expansão mundial. Destacam-se a primeira Feira Anual (1951), o primeiro Campori (1953), criação do Dia Mundial (1953) e primeiro Campori de União (1960).

NA AMÉRICA DO SUL E BRASIL
Tudo “começou quando Nercida de Ruiz e seus amigos ouviram falar da fundação de um Clube de ‘Pathfinders’” nos EUA. Em 1955 ela e o Diretor do Ministério Jovem da antiga União Incaica pediram o material e providenciaram a tradução. A primeira dúvida foi quanto ao nome: “Clube de Conquistadores” foi aceito para a América do Sul, e depois traduzido para o português “Clube de Desbravadores”. Nercida de Ruiz (a base desta história ), atuou 20 anos na Liderança dos Clubes e ainda hoje, aos 83 anos, é Conselheira. Este Clube (“Conquistadores de La Iglesia”) “foi inaugurado oficialmente por um Pastor, em 1961, que na semana seguinte esteve em Ribeirão Preto, inaugurando o primeiro Clube Brasileiro... e na outra semana” o primeiro do Rio de Janeiro. O Pr Jairo Tavares de Araújo, então Diretor de Jovens da Divisão Sul-Americana (sediada ainda no Paraguai) foi o primeiro a incentivar a fundação de clubes na América do Sul. Em 1957 ele preparou um Manual sobre como organizá-los.

EM SÃO PAULO
Em 1960, na comemoração dos 40 anos da Sociedade dos Missionários Voluntários no Brasil (hoje J.A) (29 de julho a 1 de agosto, no antigo Colégio Adventista Brasileiro) “ele lançou um desafio para a criação de clubes”. O Pr Wilson Sarli assumiu o Departamento de Jovens da Associação Paulista e representou São Paulo no Congresso de Jovens da União Austral 1961. “Na sexta-feira assistiu”, pela primeira vez, “as apresentações de um Clube” chileno (liderado pelo Pr americano John B. Youngberg) fundador do movimento no Chile. Dias depois o Pr Jesus Nazareth Bronze, distrital de Ribeirão Preto (SP) comunicou-lhe haver a comissão da Igreja recém escolhido “um diretor para o clube a ser fundado” e pedia orientações. Ele “foi apresentado a um dos primeiros diretores... o jovem Luiz Roberto Farias” (substituído logo por Edgar Turcílio). Escolhida a Diretoria “a primeira reunião oficial aconteceu no domingo pela manhã, no pátio da antiga Igreja Central, quando foram inscritos 23 juvenis.” Em março de 1961, através dos pastores Wilson e Nazareth foi organizado e “oficializado pela Associação Paulista o primeiro clube do Brasil – O Clube Pioneiros.” O segundo do Estado “foi o da Igreja do bairro Capão Redondo, sendo diretor o Pr Joel Sarli” (também Pioneiros).
“O hin
o dos Desbravadores teve sua letra traduzida e adaptada para o português, em seguida, por Isolina waldvogel.” Em pouco tempo houve uma explosão de clubes em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e em outros Estados

ALGUNS PIONEIROS DOS DESBRAVADORES


ARTHUR SPALDING********** J.R. NELSON


*****
LAURENCE SKINNER ************JOHN HANCOCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário